Portal Silvanews - Leader Training | Liderança | Motivação | Autoconhecimento

Pessimista? Não, otimista responsável

Atenção, abrir em uma nova janela. PDF | Imprimir | E-mail

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 


LAYR MALTA


Todo otimista é um mal informado, dizia Paulo Francis, mas se isso é verdade, o pessimista não tem informação alguma.

Lendo um artigo publicado pela revista Exame que abordava de forma positiva o "negativismo", fundamentado em argumentos como o "pessimismo de resultados" e a tese da professora Julie Norem ("The Positive Power or Negative Thinking") que defende "um pouco de angustia e pessimismo pode fazer muito bem para os negócios", constatei que um novo modo de pensar - o que contraria os gurus que vendem otimismo está tomando corpo entre os analistas de comportamento e profissionais de treinamento.

De fato não encontrei no artigo nenhuma apologia ao negativismo. Pelo contrário, o que vi foi uma amostra do lado positivo do otimista responsável, porque afinal, nada há que se possa empreender sem os riscos, que embora planejados, projetados e cercados de todas as defesas, acabam existindo.

Citar como algo positivo as tensões do desconhecido é falar do óbvio e qualquer otimista responsável padece dessas sensações.

Oba oba não é ensinado pelos gurus e em nenhum momento se despreza um planejamento, um estabelecimento de metas, depois de concluídos os estudos de todos os possíveis transtornos que poderiam transcorrer no exercício do empreendimento.


O pessimista não admite a culpa de seus fracassos


O pessimista, segundo a opinião média dos chamados gurus, é aquele indivíduo que, embora todas as análises dos riscos e resultados apontem para um sucesso acima de 50% ainda são capazes de olhar para o outro lado, teimando na comparação com algum caso semelhante que não deu certo no passado.

O pessimista
- Ele não se dá ao trabalho de planejar;
- Não admite a culpa de seus fracassos, há sempre um outro culpado;
- Não conhece um sorriso, a não ser o sarcástico;
- Tem dificuldade de ouvir;
- É mal humarado;
- É desconfiado;
- Enxerga tudo e todos como inimigos.


O otimista mantém o bom humor e se diverte com os atropelos


O otimista
- Ele planeja com pé no chão;
- Mantém seu bom humor e se diverte com os atropelos;
- Conhece o valor e a importância do sorriso;
- Tem melhor apresentação pessoal;
- Apesar de todas as angústias não amaldiçoa a vida;
- Tem autoestima elevada.

Por fim, gostaria de compartilhar com os leitores, a clara recomendação que David Cohen faz na coluna "Gestão Esperta", na mesma revista Exame. Diz ele: cabe uma mudança de hábito para os temerosos de coisas triviais ou desimportantes, porque aí está exatamente a característica do pessimista.

Ao contrário, o "pessimista" sem otimismo simplório, iludido, que vive racionalmente as tensões do dia-a-dia, planeja o seu destino, cuida-se e fica atento aos possíveis desvios que podem ocorrer no caminho, enfim, aquele que pesa as possibilidades de ganhos e perdas, está longe de ser um pessimista. Na verdade, ele é um otimista responsável.







*Head Trainer Layr Malta
Mentor do Leader Training – Equipe Layr Malta



Adicionar comentário


Security code
Atualizar código

ATENÇÃO
Na reprodução total ou parcial deste artigo, mencione a autoria da seguinte forma:

Layr Malta
Conferencista, Escritor e Treinador Motivacional da SilvaNEWS
www.silvanews.com.br



Treinamento Vivencial Leader Training

Curso para Superação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

treinamento motivacao leader training lideranca layr malta silvanews
Descubra como SUPERAR suas dificuldades, libertar-se das limitações pessoais e profissionais e desenvolver seu potencial para assumir a liderança de sua vida! O treinamento vivencial Leader Training promove o autoconhecimento profundo, contribui para o fortalecimento da autoestima, desenvolve sua Inteligência Emocional, habilita você para estar no controle de suas emoções e dos seus recursos pessoais; permite assim, que você tenha as atitudes estratégicas necessárias para a SUPERAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL!


SAIBA MAIS SOBRE O LEADER TRAINING »



newsletter silvanews layr malta leader training

Ganhe um e-book:

Com o 1º capítulo do livro
"Líderes da Prosperidade", de Layr Malta

Cadastrando-se gratuitamente em nossa Newsletter...

Saiba mais »

Agenda de eventos...

Treinamento Data Local
Leader Training
18 a 20 de maio de 2012
Natal/RN
Leader Training
25 a 27 de maio de 2012
Cabreúva/SP
Curso de Oratória
26 a 27 de maio de 2012Cabreúva/SP
Gaivota
30, 31 de Agosto e 01 e Setembro de 2012Cabreúva/SP
Gaivota
20 a 22 de Setembro de 2012
Natal/RN


 

Parceiros Silvas...

 

Sobre a Silvanews...

Silvanews - Portal da Família SilvaFundada por Layr Malta, Schirlley e Cleiner, com mais de duas décadas no mercado, a SilvaNEWS atua na área de treinamentos de liderança, motivação, autoconhecimento e autodesenvolvimento pessoal e profissional.

Faça você também parte da Família Silva!

Saiba mais »

silvanews consultoria acessoria treinamentos leader training layr malta

Consultoria, Assessoria e Treinamentos

O Portal da Família Silva

(19) 3894-4948
Indaiatuba/SP - Brasil

contato@silvanews.com.br

www.silvanews.com.br
Copyright © 2009 Silvanews - Consultoria | Assessoria | Treinamentos
Pça Dom Pedro II, 166 - Sala 208 - Centro - Indaiatuba / SP - 13330-080 - Tel.:(19)3894-4948 - eventos@silvanews.com.br

Desenvolvido por Hugo Ferreira - Marketing pela Negócios de Valor